ADDRESS:

Rua Jair de Mello Viana, 438
Cananéia, SP - Brasil

Tel SP:           11 9 5241 0817

Tel Cananéia: 13 9 9795 1673

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!

/ LAGAMAR

Sobre o parque (fonte: http://fflorestal.sp.gov.br/lagamar-de-cananeia/sobre-o-parque/)

 

O PELC está inserido na região do Vale do Ribeira e do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que é considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul. Integra ainda o Mosaico de Unidades de Conservação do Lagamar, instituído pela Portaria n° 150/2006 do Ministério do Meio Ambiente, está inserido na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO – 1991) que é reconhecida como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO – 1999).

Por ser uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o PELC busca atingir objetivos, como a preservação dos ecossistemas e da diversidade genética e a pesquisa científica, além das atividades de educação ambiental e ecoturismo. Pesquisas realizadas no setor sul do parque identificaram a ocorrência do Mico-Leão-da-Cara-Preta Leontopithecus caissara Lorini & Persson, 1990, espécie criticamente em perigo de extinção, endêmica da Mata Atlântica que ocorre somente na planície costeira do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nos limites dos municípios de Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP).

 

Sobre a Região

 

O Vale do Ribeira é composto por 23 municípios e detém a maior porção contínua de Mata Atlântica remanescente do Brasil com formações florestais únicas em beleza e estado de conservação como manguezais, restingas e florestas ombrófilas, mista e densa. A história do Vale do Ribeira se inicia nos primeiros anos da história do Brasil, sendo uma das primeiras a serem ocupadas por europeus. A região também apresenta uma rica cultura com diversas comunidades caiçaras, remanescente de quilombos e indígenas. A região também abriga a maior concentração de cavernas calcárias do Brasil, com mais de 350 cadastradas e as últimas praias intocadas do Litoral Paulista.